Personal Organizer: o que é e oportunidade de carreira

A carreira de personal organizer está em alta e, no Brasil, vem crescendo cada vez mais. Especializado em organizar casas, rotinas e ambientes de trabalho, esse profissional busca trazer mais bem-estar e praticidade para as pessoas.

Quer conhecer mais sobre a profissão? Então, entenda o que faz um personal organizer, as oportunidades de carreira e os primeiros passos para se tornar um!

O que faz um personal organizer?

Organização é a palavra de ordem deste profissional. Esse é o ponto-chave e, nesse sentido, o personal organizer pode atuar em qualquer contexto ou ambiente em que exista essa demanda.

Ou seja, o objetivo é oferecer mais praticidade, funcionalidade e qualidade de vida para as pessoas. Para isso, o personal organizer mostra soluções criativas para o dia a dia, e maneiras eficientes de organizar não apenas os ambientes e os pertences, mas a própria vida.

Como é a carreira deste profissional?

Com rotinas cada vez mais intensas, apartamentos menores e falta de tempo para as pessoas organizarem suas vidas, o personal organizer vem ganhando destaque no mercado. E, nos últimos anos, a profissão cresceu muito no Brasil, sendo uma ótima oportunidade de carreira.

Com a valorização da profissão, as áreas de atuação também têm aumentado. Os grandes nichos são residências e ambientes de trabalho. Dentro de cada um, há uma ampla diversidade de áreas para trabalhar.

O organizer pode atuar, por exemplo, na organização de:

  • casas;
  • cômodos;
  • guarda-roupas;
  • malas;
  • quartinho de bebês;
  • ambientes para pessoas com necessidades especiais;
  • mudanças;
  • situações pós-luto;
  • documentos;
  • fotos impressas e digitais;
  • agenda pessoal;
  • rotinas domésticas;
  • escritórios;
  • home office;
  • ambientes de empresa.

O personal organizer faz, primeiramente, uma visita técnica para avaliar o ambiente, os itens, a rotina, o perfil e as expectativas da pessoa. Com isso, ele é capaz de identificar um problema para o qual apresentará soluções.

Só então o profissional passa o orçamento, com base no tempo necessário para a execução do trabalho, o grau de dificuldade e outras condições. O serviço pode ser prestado em uma única consultoria ou pode ser necessário mais dias de visitação.

Vale destacar que, com foco na otimização do tempo e do espaço do cliente, as soluções devem trazer resultados duradouros. O personal também pode oferecer retorno para adequações e manutenções para ajudar o cliente.

Assim, a pessoa pode manter a organização por muito tempo, melhorando sua vida dali em diante. Portanto, podemos dizer que o objetivo final é que as pessoas tenham mais bem-estar em suas vidas.

Como se tornar um personal organizer?

Você tem paixão por organização e quer aproveitar a expansão desse mercado? Ótimo! Então, o primeiro passo é se profissionalizar. Afinal, você não quer se manter no amadorismo, certo?

O fato é que muitos personal organizers já têm nível superior em alguma outra área e têm se sentido atraídos por essa carreira. Mas, como toda profissão, é preciso se qualificar. Portanto, faça treinamentos, cursos de profissionalização e especialização.

Também é importante que o profissional tenha conhecimentos de gestão de negócio e atendimento ao cliente. Ainda, é fundamental ter boa comunicação e oferecer soluções personalizadas conforme o estilo de vida, comportamento e necessidades de cada pessoa.

Por fim, uma dica importante é apostar no marketing digital e nas redes sociais para divulgar seus serviços, conseguir clientes e criar networking com outros profissionais da área.

Você se identificou com a profissão de personal organizer? Então, aproveite para conhecer 5 livros sobre organização e dê o primeiro passo para transformar a vida das pessoas!

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