Organização pessoal: por onde começar?

Quer melhorar sua capacidade de organização pessoal, mas não sabe por onde começar? Clique aqui e tenha acesso a dicas excelentes para desenvolver esse hábito.

 

Para algumas pessoas, a organização pessoal é um desafio imenso. Para outras, nem tanto. Caso você não tenha desenvolvido essa habilidade naturalmente, não se desespere!

Você ainda pode aproveitar todas as vantagens que a organização traz para sua vida. Além da satisfação pessoal, é possível ter tempo livre, facilidade nas tarefas e muito mais.

Neste post, trouxemos algumas dicas de organização pessoal para ajudar você no dia a dia. 

A importância da organização pessoal

Organização pessoal é quase um sinônimo de produtividade. Quanto mais organizado você for, mais produtivo será em seu trabalho e em todas as atividades da sua vida.

É uma forma de gerenciar melhor a sua rotina e manter tudo funcionando perfeitamente. De modo geral, a organização pessoal influencia no bem estar. Afinal, gera benefícios como:

  • Mais tempo livre para passar com família e amigos;
  • Menos stress com problemas e imprevistos;
  • Menos perda de tempo procurando coisas;
  • Menos sensação de estar sobrecarregado no final do dia;
  • Maior controle dos prazos e atividades que devem ser resolvidos.

Ou seja, a organização pessoal é tudo que um adulto precisa para concretizar seus planos mais rapidamente e com maior eficiência.

Dicas de organização pessoal para implementar na rotina

De maneira prática, aqui vão algumas formas de aumentar a sua organização pessoal e conquistar essas vantagens:

Anote as coisas

Não confie demais na sua memória. Ela pode trair você quando menos se espera e causar problemas desagradáveis. Use agendas e listas para organizar o que precisa ser feito. 

Dessa forma, você se perde menos e consegue produzir mais.

Estabeleça prioridades

Algumas tarefas são mais importantes – ou urgentes – do que outras. Portanto, criar uma relação de prioridades é essencial para garantir que tudo seja feito em tempo hábil. Use critérios como prazo, impacto da atividade, entre outros.

Também é bom estabelecer um período limite para a execução de cada tarefa.

Planeje-se com antecedência

Muitas das atividades são previsíveis e podem ser combinadas anteriormente. Logo, planeje sua semana – se possível, até mesmo o mês. Assim, você tem mais controle sobre a sua agenda e consegue organizar melhor o horário de todas as tarefas.

Não procrastine

Falar é mais fácil do que fazer, mas você precisa ser forte! Lute ao máximo contra o desejo de procrastinar. Isso gera o chamado “efeito bola de neve”, criando um acúmulo de tarefas que pode trazer problemas.

Faça tudo com tempo hábil e assim que puder: essa é a regra.

Combine organização e tecnologia

Ambiente organizado, mente organizada. Por isso, mantenha o espaço o mais limpo possível para facilitar suas atividades e raciocinar melhor. Até mesmo um guarda-roupa arrumado tem um impacto tremendo!

Outra forma de melhorar a organização pessoal é com o uso da tecnologia. Hoje, existem diversos aplicativos e dispositivos que podem ajudar você nesse sentido. Pesquise, teste e utilize os que funcionam melhor para a sua rotina.

E agora, já sabe por onde começar para ter mais organização pessoal? Então, sem mais desculpas e mãos à obra!

Aprenda outras estratégias para organizar sua vida com os melhores livros sobre o assunto. Veja nossa lista de títulos voltados para organização pessoal.

Central de
Atendimento

Seg a Sex das 08h às 20h
Sábado de 09h às 18h
Domingo de 09h às 15h

* Exceto Feriados.
** Consultar horário da unidade Centro.