Academia em casa: saiba como montar a sua

Você quer manter a sua rotina de atividade física, mas ainda não se sente seguro em ir para a academia por conta da pandemia do coronavírus? Então, saiba que isso não deve ser motivo para parar de se exercitar! Inclusive, esse pode ser o momento perfeito para montar a sua própria academia em casa.

Mesmo antes da crise sanitária, a academia doméstica já vinha ganhando adeptos por ser uma forma de conciliar a vida corrida com a rotina de exercícios. Com o “novo normal” que estamos vivendo agora, essa pode ser a oportunidade ideal para você apostar na ideia.

Confira 5 dicas de como montar uma academia em casa e continue em dia com a saúde!

5 dicas para montar uma academia em casa

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo é saber qual é seu objetivo. Uma academia em casa pode ser destinada tanto a atletas assíduos quanto a pessoas que desejam evitar o sedentarismo. Também pode ser para aqueles que adoram o halterofilismo, que têm como foco perder peso ou que preferem atividades como o yoga.

Ao estabelecer a sua prioridade, isso ajudará você a escolher os equipamentos que precisa adquirir. E lembre-se: não são necessários muitos aparelhos, mas apenas o que for usar.

2. Escolha um espaço

Você não precisa de muito espaço para montar uma academia em casa, mas é necessário garantir o mínimo para ter liberdade de movimentos e fazer os exercícios corretamente.

Também é importante que o ambiente seja iluminado, ventilado e tenha um local para guardar acessórios, como halteres, faixas de resistência e cordas, que podem ser dispostos em estantes e nichos.

Outro ponto de atenção é o piso, que não deve conter carpetes nem ser escorregadio. Você deve também instalar um espelho no local para conferir se está executando os exercícios da forma correta.

3. Opte por equipamentos multifuncionais

Uma boa dica sobre como montar uma academia em casa é escolher aparelhos que sejam multifuncionais. Além de ocuparem pouco espaço, eles têm diversas possibilidades de uso. Isso significa que você pode praticar diferentes exercícios em apenas um aparelho, o que reduz a quantidade de maquinário necessário.

Outra opção também são os equipamentos dobráveis. Eles são práticos e compactos, o que é ótimo para o uso doméstico.

4. Lembre-se do som

Quer sentir-se ainda mais motivado? Lembre-se que a música é um elemento importante para a prática do exercício físico. Instale boa caixa de som para tocar sua playlist favorita na hora do treino.

Se você prefere pedalar ou correr na esteira enquanto assiste ao jornal, por exemplo, uma boa opção é colocar uma TV no local.

5. Não abra mão do acompanhamento profissional

Por fim, vale lembrar sobre a importância de contar com o suporte de um profissional da área tanto para a montagem da academia, quanto para o monitoramento dos exercícios. Durante a quarentena, isso pode ser feito por videochamadas, garantindo o distanciamento social.

Como você viu, não é preciso muita coisa para montar sua academia em casa. Com pouco espaço e investimento, você consegue manter uma excelente rotina de exercícios.

E se, no fim da pandemia, você precisar destinar o espaço da academia doméstica para outra finalidade, conte com a opção de usar um box de um self storage para guardar o que quiser.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para ler mais textos em nosso blog!

Central de
Atendimento

Seg a Sex das 08h às 20h
Sábado de 09h às 18h
Domingo de 09h às 15h

* Exceto Feriados.
** Consultar horário da unidade Centro.