Como guardar móveis desmontados?

Você tem móveis que não estão sendo usados, mas quer mantê-los em bom estado? Então, saiba que guardar móveis desmontados é uma ótima solução. A grande vantagem é que, além de manter a conservação do mobiliário, você desocupa espaço; obtendo um melhor aproveitamento da sua casa ou de seu escritório.

Contudo, para que os seus objetos não sejam danificados, é preciso tomar alguns cuidados. Quer saber como guardá-los da forma correta? Acompanhe as dicas que separamos para você!

Qual a forma ideal de guardar móveis desmontados?

1. Embale tudo com plástico-bolha

Assim que desmontar os seus móveis, o primeiro passo é embalar todas as peças antes de guardá-las. Você pode usar materiais como plástico-bolha, que é ótimo para proteger itens menores, mais frágeis e delicados, amenizando impactos. Para os objetos maiores, como tampos de mesa ou portas de armário, o papel ondulado evita arranhões e preserva o acabamento.

2. Separe porcas e parafusos

Não esqueça de guardar pequenas peças, como porcas, parafusos e puxadores. Separe-as em um local, deixando todas juntas. Assim, você evita a perda na hora de remontar o seu móvel. Uma boa dica também é prendê-las em uma parte do móvel correspondente para não misturar com as de outros móveis.

3. Identifique as partes de um mesmo móvel

Outra boa ideia para facilitar a remontagem dos seus móveis é identificar todas as peças que fazem parte de um mesmo objeto. Para isso, antes de guardar móveis desmontados, anote o nome de cada parte, como “fundo” ou “lateral do guarda-roupa”.

4. Marque os itens frágeis

Na hora de guardar móveis desmontados, é importante também marcar os itens que são frágeis. Não coloque nada sobre eles, pois isso pode danificá-los. O peso de outras peças pode causar empenamento e manchas devido ao contato com superfícies.

5. Evite mofo e empenamento

Mais uma dica para guardar móveis desmontados é ter alguns cuidados com certos tipos de materiais. A madeira, por exemplo, precisa estar bem limpa, seca e embalada antes de ser guardada. Ela, naturalmente, já se desgasta com o tempo – e, se não for guardada de modo adequado, pode estragar ainda mais rápido.

Por isso, evite locais com calor excessivo ou umidade para não causar mofo. Você ainda pode utilizar sacos antimofo para aumentar a proteção. Coloque3 na posição horizontal para que as peças não enverguem e fiquem empenadas.

6. Tome cuidado com o empilhamento

Outro cuidado fundamental é empilhar os móveis da melhor forma. As peças mais pesadas devem ficar embaixo para não danificar as demais. Usar isopor entre partes desmontadas e calços nos pés de mesas e cadeiras também são boas dicas para prevenir estragos.

7. Guarde os móveis em local apropriado

Escolher o local correto para guardar móveis desmontados também é importante. Procure um espaço com boas condições de limpeza e com temperatura adequada. Caso você não tenha este lugar à disposição, uma boa opção é utilizar um self storage.

O self storage é um ambiente destinado para a guarda de objetos, com as condições ideais de armazenamento. Inclusive, o preço de um self storage tem ótimo custo-benefício. Assim, você pode deixar, com tranquilidade, seus móveis conservados e em segurança.

Gostou dessa solução e quer saber mais sobre como funciona? Saiba que, além de guardar móveis desmontados, você pode locar esses ambientes para diversas finalidades.

Veja o que pode ser guardado em um self storage e ganhe mais espaço!

Central de
Atendimento

Seg a Sex das 08h às 20h
Sábado de 09h às 18h
Domingo de 09h às 15h

* Exceto Feriados.
** Consultar horário da unidade Centro.