Dicas práticas de como organizar o quarto do bebê

É mãe de primeira viagem e ainda não sabe como organizar o quarto do bebê de maneira prática? Isso é normal! Afinal, o momento é de tanta novidade que, às vezes, não sabemos nem por onde começar.

Além disso, é comum que, durante a montagem do enxoval, as mães comprem várias peças e também ganhem muita coisa. Por isso, é importante organizar o quarto tanto para conseguir comportar tudo, quanto para mantê-lo prático no dia a dia.

Pensando nisso, separamos 4 dicas essenciais sobre como organizar o quarto do bebê e garantir máxima funcionalidade. Confira!

4 dicas sobre como organizar o quarto do bebê

1. Organize as gavetas

Já lavou, dobrou e separou todas as roupinhas do bebê, mas não sabe se terá espaço para guardá-las? Então, o primeiro passo é otimizar as gavetas. Para isso, você pode utilizar separadores próprios para aproveitar melhor esses espaços.

Assim, você pode categorizar meias, fraldas, acessórios e demais peças em cada divisória. Uma boa dica aqui é acomodar as roupas do bebê conforme a idade. Por exemplo, na primeira gaveta, as de recém-nascido até três meses. Na segunda, de três a seis meses.

A ideia é colocar as peças que serão usadas com mais frequência nas gavetas de cima para facilitar no dia a dia. Além das roupas, você também pode acomodar nas gavetas toalhinhas, lençóis e cobertores.

2. Mantenha o armário organizado

Fora as gavetas, o armário também deve estar sempre organizado. Para isso, reserve as partes mais acessíveis para as peças de uso frequente. Uma dica é separar as roupas por cor e tamanho, além de enfileirar os calçados na parte debaixo do armário. Isso facilita as escolhas no cotidiano.

No caso de itens que ainda vão demorar para ser usados, você pode usar cestos e caixas para colocá-los na parte de cima do guarda-roupa. Aproveite para etiquetar cada recipiente por idade, simplificando à medida que o bebê for crescendo.

3. Otimize a área do trocador

Para que você saiba como organizar o quarto do bebê de maneira prática e funcional, não se esqueça de otimizar a área do trocador. Para agilizar o processo no dia a dia, deixe os itens de higiene próximos ao local. Assim, na hora de trocar o seu filho, você consegue ter acesso fácil às fraldas, lenços umedecidos, pomadas, algodões etc.

E, para unir organização à decoração, a dica é personalizar este cantinho. Você pode usar, por exemplo, acessórios com o nome do bebê, saquinhos pendurados para guardar os objetos e enfeites na parede para deixar o quarto ainda mais acolhedor.

4. Use prateleiras e organizadores

Outra dica sobre como organizar o quarto do bebê e ainda dar um toque na decoração é usar e abusar das prateleiras e organizadores. Além de serem muito práticas e deixar tudo sempre à mão, elas ajudam a compor o décor e a enfeitar o ambiente.

Os organizadores são ótimos para ganhar espaço. Aproveite aqueles cantos inutilizados, como embaixo do berço ou atrás da porta. Você também pode usar potes nas prateleiras ou dentro das gavetas.

Por fim, se, mesmo com todas essas dicas, você precisar de mais espaço no quarto, há a opção de usar um box de self storage. Lá, você pode guardar os itens que ainda não estão em uso ou as peças que já não servem mais no bebê, mas que você não quer se desfazer.

Agora que você sabe como organizar o quarto do bebê, continue de olho em nosso blog!

Central de
Atendimento

Seg a Sex das 08h às 20h
Sábado de 09h às 18h
Domingo de 09h às 15h

* Exceto Feriados.
** Consultar horário da unidade Centro.